Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

» Entrevista: Cosmo Alexandre

O Blog Round Extra entrevistou ele, que é hoje um dos melhores strikers do mundo. Primeiro brasileiro a ser campeão mundial de muay thai e Top #1 da categoria 76 kg no ranking da WBC.

Cosmo Alexandre Moreira da Rocha, nascido dia 24 de abril de 1982 em São Vicente.
Começou a treinar muay thai á oito anos. Viajou o mundo.  Residiu na Tailândia, Holanda e recentemente retornou ao Brasil, morando atualmente na cidade de Santos.
 

Atleta das equipes Memorial Arena no Brasil e Mike's Gym na Holanda. Trás em seu cartel uma sequência de oito vitórias, das quais seis foram decididas por nocaute. 

RE- Recentemente você conquistou o título do It's Showtime 77 kg max que desde de 2008 pertencia á Dmitry Shakuta, atleta que tem um excelente cartel. Como foi a preparação e qual estratégia adotada para esta luta?
CA -
Mesmo eu sabendo que o Shakuta é um dos tops da categoria, que sempre lutou na Tailândia também, eu me preparei como para qualquer outra luta, só fiz uma estratégia diferente porque sabia que ele também gosta do jogo mais asiático. Então botei pressão desde o começo da luta.

RE- Nesta luta você conseguiu um nocaute técnico na metade do segundo round. Apesar do ótimo resultado, recebeu algumas vaias porque muitos acharam que o corte aberto na cabeça de Shakuta não fora grave o bastante para encerrá-la. Se a decisão coubesse a você, teria interrompido a luta?
CA - Verdade. Algumas pessoas não gostaram do resultado dessa luta, acharam que o juiz não deveria parar. Mas na Europa não é como na Tailândia, ainda mais quando é a luta principal da TV. O corte foi bem profundo, eu só não pararia a luta se fosse na Tailândia, mas como foi na Europa , eu teria feito a mesma coisa que o juiz.

RE- Apenas um mês após a conquista do título você voltou ao  ringue do Showtime para defesa do cinturão, desta vez contra Csaba Gyorfi. Você já o conhecia? Houve alguma estratégia específica também para este combate?  
CA - Eu sabia que ele já tinha ganho o K-1 Hungria, mas mesmo com esse título eu não consegui achar quase nada dele. Treinei duro para não ter nenhuma surpresa, mesmo ficando gripado na semana do evento eu consegui fazer uma boa luta.

RE- Em fóruns e sites, tanto nacionais como internacionais sempre vemos seu nome sendo citado entre os atletas que deveriam lutar no K-1. O que está faltando para que isso aconteça? 
CA - Eu também não sei o que está faltando. Meu empresário Simon Ruts tem outros atletas no K-1, como Drago, Petrosyan, Mevin, Badr. Não sei se isso ajuda ou atrapalha. Na verdade quando eu lutei contra o Shakuta era para eu ter lutado contra o Petrosyan, mas acabou não acontecendo. Ontem fiquei sabendo que essa luta está bem próxima de acontecer em uma das edições do Showtime, acho que será uma ótima chance de fazer uma boa luta e ficar mais perto do K-1. Mas isso não me incomoda muito, na europa o It's Showtime tem uma força incrível, igual ao o K-1, é só você olhar o card do It's Showtime Amsterdam, por exemplo.

RE- Você auxiliou na preparação de André Dida para o confronto com Buakaw ano passado no K-1. Na sua opinião, onde Dida errou? O que Cosmo Alexandre faria de diferente? 
CA - Acho que o Dida foi bem treinado, eu fui para ajudá-lo na parte de sparring. O resto do treino ficou com o Mauricio e o Daniel, então ele foi muito bem para luta. Se eu lutasse contra o Buakaw eu iria fazer o meu jogo, mais virado pro Asiático, sei o quanto é difícil lutar contra tailandês, mas acredito que conseguiria a vitória fazendo o meu jogo.

RE- A um ano atrás você fazia parte da equipe Thai Center. Qual foi o motivo da sua saída e como é o relacionamento hoje com o seu ex-treinador Sandro e o resto da equipe?  
CA - A minha saída não foi nada amigável. Não converso mais com o Sandro e não quero mais nenhum tipo de contato. Eu até falo com alguns atletas de lá, mas como acontece normalmente com quem sai de lá, a galera confunde ou se deixa levar e acabam com esse contato. Logo depois que eu sai o Diego Sebastião saiu também, e junto com ele muita gente. Então acho que eu não estava errado. Não penso mais nisso, a minha carreira só vem crescendo a cada dia, minhas lutas no It's Showtime estão acontecendo com frequência. Então eu só tenho que cuidar da minha vida e aproveitar que tudo está dando certo.

RE- Morar na Holanda é o sonho de muitos lutadores. Apesar de ter tido a oportunidade de morar lá e treinar na Mike's Gym, uma das melhores equipes, você retornou ao Brasil no início deste ano. O que te fez voltar e como é teu relacionamento com o Mike e atletas como Badr Hari e Melvin Manhoef? 
CA - Foi uma das melhores coisas que eu fiz na minha vida. A vida aqui na Holanda é muito boa. Treino com os melhores e me fazem crescer a cada dia.
Melvin, Badr e Murthel são grandes lutadores e meu relacionamento com eles é muito bom. Murthel é um dos meus melhores amigos. Mas hoje Graças a Deus e o patrocinío do Memorial eu fico um tempo no Brasil e um tempo na Holanda. Assim consigo manter meu treino e ficar perto da minha família e amigos.

RE- Yodsaenklai... Gostaria de uma revanche ou ainda não é o momento? 
CA - Já era para eu ter lutado com ele no fim do ano passado, mas acabou não acontecendo porque me avisaram só alguns dias antes da luta. Eu quero lutar com ele de novo sim, e acho que pode acontecer nesse ano.

RE- Sabemos que a alguns meses você iniciou treinos de chão e que pretende lutar MMA. Já houve alguma proposta para estréia? Ou ainda não se sente preparado? 
CA - Eu treino todo dia com o Professor Marcelo Nigue, e acho que estou me preparando bem para lutar MMA. Acabei de fazer duas lutas no It's Showtime, em março e abril. Vou voltar ao Brasil e retomar meus treinos de chão, depois disso volto a negociar alguma luta de MMA.

RE- Mas pretende trocar o muay thai pelo MMA?   
CA - Não... não! Muay Thai é minha vida e não vou trocar pelo MMA. Espero conseguir lutar os dois.

RE- Em geral os lutadores de MMA são cheios de marra, fazem provocações, e os promotores gostam disso.  Você é o oposto em atitude e até apelido (Good Boy).  Acha que o fato de ser mais pacato e não fazer a linha "showman" pode te atrapalhar a conseguir lutas e sucesso nesta área? 
CA - Acho que não. Eu tenho que demonstrar lutando, se eu fizer boas lutas e o público gostar, vai valer mais que o estilo "Bad Boy".

RE- Como é o Cosmo "Good Boy" Alexandre fora dos ringues? 
CA - Sou um cara de boa, gosto de ficar em casa com minha mulher e com meu filho. Gosto de ficar jogando game, quando saio gosto de ir comer em algum restaurante legal, ir para praia ou cinema.

RE- Muitos pais querem que seus filhos sigam a mesma profissão que eles teêm. Seu filho está com pouco mais de 1 ano, certo? Acha que ele seguirá seus passos? Você gostaria disso e pretende influenciá-lo? 
CA - Isso. Meu filho está com 1 ano e dois meses. Acho que ele já gosta de MT [risos].
Quando ele estava engatinhando ainda, eu deixava ele no tatame e ele ia sozinho até o saco de pancadas, ficava de joelho e batendo. Hoje ele já sabe  até chutar [risos]. Mas ele quem vai escolher se vai ser lutador ou não. Eu vou apoiá-lo no que ele escolher.


RE- Para finalizar... que tal uma "rapidinha"?

Melhor luta que já fez?  Foram duas. Contra  Naruepol Fairtex e Changpuek.
 
Título mais importante?  It's Showtime, Mundial e King's Cup.
 
Jamais lutaria com...? Hummm.. Não há ninguém. Não escolho adversários. Pagando minha bolsa, luto com qualquer um.
 
Com quem lutaria até de graça? Isso é algo que fazemos no ínicio da carreira. No atual estágio da minha vida lutar de graça seria sinônimo de brigar. E eu sou um profissional, eu não brigo. Eu luto.
 
Então com quem gostaria muito de lutar e por que? Buakaw. Porque ele é um cara famoso, que todos consideram como um dos melhores. Eu quero lutar com os melhores.
 
Sucesso: It's Showtime
Dinheiro: Importante
Família: Tudo
Amigos: Poucos mas importantes
Saudade: Hummm.. nenhuma.
Arrependimento: Na vida profissional... nenhum.
Palavra chave: Coração
Muay Thai: Minha vida
Deus: Certeza que Ele é quem me deu e me dá tudo o que tenho.  Família, carreira... tudo!

Gostaria de agradecê-lo por estrear nossa sessão de entrevistas, lhe dar parabéns pela vitória conquistada ontem em Budapeste, sorte nas próximas lutas e... sucesso!!!

Entrevista concedida em 18/04/2010
.

18 comentários:

  1. Show de bola o blog a entrevista e as notícias em primeira mão. Parabéns Cosmo! Parabéns Val!

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Tá maneiro mesmo. Parabéns aí pro blog e pro Cosmo que na minha opinião é o melhor lutador de mt do brasa.
    Como diz a música do Luo: "Cosmo apavora"

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Val pela entrevista de alto nível e ao Cosmo que vem se firmando como o melhor lutador brasileiro da atualidade .

    ResponderExcluir
  4. Tb queria saber o que o K1 tá esperando pra levar o Cosmo. Essa luta com o petrosian tb vai ser loka em Cosmo. Boa sorte ai irmão.
    Valzinhaaaaaa sempre maravilhosa em tudo. Ficou massa. Tá mandando muito bem.
    Parabens pros 2
    ass: Felipe

    ResponderExcluir
  5. Massa hein véio. Se dando bem la fora e ainda faz uma "rapidinha" com a Val. que inveja brother. hahaha
    zuera!Parabéns ae!

    ResponderExcluir
  6. Meio embaçado de não trocar ideia com o sandro que é um puta treinador ao contrário de muitas besteiras que falam por aí. Mas é isso ae. Se não sabe conviver melhor sair fora.
    Boa sorte ae na estrada.

    ResponderExcluir
  7. Embaçado nem tanto, ja que o treinador dele é o Mike treinador do Melvin e do Badri hari.Mas ja que não estavam se dando bem foi melhor ele sair mesmo.
    Taka

    ResponderExcluir
  8. Quero parabenizar a Val pela bela entrevista e dizer que realmente o Cosmo é hoje um dos melhores senão o melhor lutador de Muay Thai do mundo. Só gostaria que me permitisse, pelo menos em poucas palavras, de corrigir algumas coisas que talvez ele tenha falado por engano ou falta de conhecimento:

    1º) O único lutador profissional que até hoje saiu da equipe por livre e espontanea vontade foi o Diego Sebastião, os outros que saíram foi por decisão da equipe, seja por motivos profissionais, pessoais ou éticos.
    OBS.: No caso do André Teixeira e da Juliana Teixeira eles saíram porque a distancia e os gastos impossibilitaram eles de continuar treinando na Thai Center e até hoje tem uma excelente relação com todos aqui sem excessão;
    2º)A troca de academia entre alunos é super normal em qualquer lugar do mundo. Da mesma forma que alguns alunos saem de nossa academia e vão para outras, nós recebemos quase que diariamente alunos de outras academias também. Aliás alguns dos pouquíssimos alunos citados que sairam de nossa academia ja retornaram porque viram que o nosso nível de ensino esta muito acima de qquer outra equipe, pelo menos em se tratando de Baixada Santista.

    ResponderExcluir
  9. @Fabaum
    Não entendi pq vc quis '''corrigir''' algo.
    1) Em momento algum o Cosmo disse algo sobre de quem foi a decisão pela saída dele ou dos demais.Apenas falou sobre as saídas que sim, foram várias.
    Se sairam por vontade própria, é pq não estava satisfatório para o atleta. Se saiu por decisão da equipe, é pq não estava bom para ambos, já que no momento da decisão o atleta ainda fazia parte da equipe correto?
    2)Em momento algum foi questionado o quanto é normal ou não a troca de equipe. Qualquer um que acompanhe lutas sabe que isso está cada dia mais comum, tudo em busca de um melhor treino, desempenho, oportunidades e sucesso.
    3)A Thai Center é sim uma ótima equipe. O treinador é ótimo, e voce quase desempenha bem seu papel. Ser lider ou manager não significa que tenha que rasgar tanta seda, e que não possam admitir derrotas. Infelizmente a thai center é assim, tem uma mentalidade bruta de que é melhor que as outras, que tem os melhores atletas e por isso não admitem derrotas. Sei que vai questionar isso, é basicamente seu papel, ou ao menos é o que sabe desempenhar melhor. Mas vcs perderam o melhor lutador que tinham: Cosmo, estão perdendo alunos para um ex lutador da equipe: Diego, nao são os melhores, nem sempre ganham, e precisam se concientizar disso.

    ResponderExcluir
  10. @Val Carnaval
    Já te vi várias vezes nos eventos, mas a algum tempo que não vejo, achei que tinha deixado de curtir lutas. Pelo jeito, não. Que ótimo!
    Não sabia deste blog e pelo jeito é novo, não sei se é só seu ou alguém ta com vc nessa, mas parabéns, ta muito legal.
    A entrevista tá sinistra, pode ser a 1ª do blog, mas aposto como não é a sua 1ª.
    Parabéns e espero ver vc de novo nos eventos. Logo mais tem o de SV, apareça, vc deixa os eventos mais bonitos. rs
    beijosss

    ResponderExcluir
  11. Ola Marcio tudo bem? Nós nos conhecemos? Espero um dia ter esse prazer. Não é minha função e nem interesse causar nenhum tipo de polemica com relação a um caso que pra gente ja esta morto e enterrado a muito tempo. Eu somente quis mostrar um equivoco do lutador Cosmo, que da forma como fala passa a impressão que vários e vários lutadores ja saíram da equipe o que não é verdade e como da a entender que vc acompanha nosso trabalho deve saber disso também. Temos lutadores de ponta como Tainara Lisboa, Luiz Rico e Alex Cobra que estão com o Sandro desde crianças, temos o Rodrigo Amatha e a Ivani Ferreira que estão com o Sandro a vários e vários anos, e nunca nehum deles algum dia ja tiveram problemas pessoais com o Sandro, a não ser o stress que rola de um treino muito forte que é a marca da equipe e que é perfeitamente normal. Quando falei sobre alunos quis apenas corrigir o que foi falado, que vários alunos sairam junto com o Diego e que também não é verdade, saíram sim alguns que tinham muita amizade com ele e mesmo dentro desses alguns ja tiveram os que voltaram pra nossa academia. É isso ai Marcio, obrigado por acompanhar nosso trabalho e espero conhece-lo pessoalmente em breve.

    ResponderExcluir
  12. Vaal parabéns pelo blog e pela entrevista amiga!
    Cosmo parabéns pelo sucesso e por ter chegado aonde chegou,com certeza um exelente lutador!

    Rafaella

    ResponderExcluir
  13. Excelente materia!!!! show!!!

    ResponderExcluir
  14. cosmo muito bom lutador mas falta vencer o bruno carvalho.......................

    ResponderExcluir
  15. Lutador eficiente mas nada ousado. Talvez por isso não tenha conseguido espaço no k1.
    semana passada vi uma entrevista internacional onde falou que quer lutar mma e no ufc, vai ter que mudar a postura ou nunca chegará lá. Não é o tipo de lutador que agrada DW. Gilberto

    ResponderExcluir
  16. Vou falar pelaulTima vez juro.PARA DE LIGAR EM NUMEROPRIVADO OU DESCONHECIDO, PARA DE SE PASSAR POR OUTRAS PESSOAS PARA MANTER CONTATO,SOME vc eh um demonio na vida das pessoas,ninguem conhece voce mas vão conhecer, se voce tivesse vergonha mano nem andava no meio porque quando todos souber quem voce eh que faz vai ter que sumir.voce nao eh nada, nunca foi,eh a realidade,soh voce nao encherga o que mais é preciso para voce deixar todos em paz e cuidar da sua vida.some cuida da sua vida

    ResponderExcluir